Televendas:
66 3566 7200
A pizza é um dos alimentos mais famosos do mundo, e isso não seria diferente no Brasil, não é mesmo? Por isso, por aqui, temos um dia só para ela: 10 de julho, conhecido como Dia da Pizza.
O Brasil é um dos maiores consumidores de pizza do mundo: todos os dias, um milhão de pizzas são consumidas no país, nos colocando como segundo maior consumidor do mundo – atrás apenas dos Estados Unidos e a frente até mesmo da Itália, conhecida mundialmente como inventora desse prato.
No Brasil, o Dia da Pizza é comemorado todo ano no dia 10 de julho.
E há um motivo especial para isso: foi no dia 10 de julho de 1985 que o estado de São Paulo – que, hoje em dia, é o maior consumidor de pizzas do país – organizou uma competição para eleger as 10 melhores pizzas paulistas.
Desde então, a data caiu no gosto dos brasileiros e, principalmente, das pizzarias, que sempre organizam promoções e receitas especiais para conquistar ainda mais clientes nessa data.
Existe muito debate sobre a invenção das pizzas. Afinal, existem registros de alimentos semelhantes preparados na era Neolítica, que aconteceu de 5.000 a 3.000 A.C. – ou seja, cerca de 7 mil anos atrás.
Outros registros mostram que a pizza era preparada no Egito há cerca de 6 mil anos, enquanto outros defendem que os gregos foram os pais desse prato.
De qualquer maneira, todos concordam que foi na Itália que a pizza se popularizou e se tornou como a conhecemos hoje. Mais especificamente, foi na região de Nápoles, em 1.600, que houve a invenção de dividir a pizza em partes para permitir que as pessoas comprassem apenas um pedaço e comessem enquanto andavam.
A pizza se tornou tão popular que conquistou até mesmo a realeza. Em 1889, durante uma visita a Nápoles, a rainha Margherita ficou impressionada com uma pizza com as cores da bandeira da Itália, feita de molho de tomate, muçarela e manjericão. Nasceu aí um dos sabores mais populares: a pizza de marguerita.
No século XIX, o Brasil se tornou lar de muitos italianos que imigraram para o país em busca de empregos. Junto deles veio sua cultura e, é claro, sua culinária.
Foi em 1910 que uma família de imigrantes italianos abriu a primeira pizzaria do Brasil, localizada no bairro do Brás, em São Paulo. Mas demorou cerca de 40 anos para o prato se tornar popular na cidade e no país todo – e, desde então, não saiu mais da boca do povo.
A pizza é levada tão a sério na Itália que recebeu até mesmo um santo padroeiro.
O país, que divide seu território com o Vaticano, sede da Igreja Católica Romana, escolheu o Santo Antão – em italiano, Sant'Antuono – como padroeiro das pizzas e do forno.
Desde então, o dia 17 de janeiro na Itália é considerado, além do dia de Santo Antão, o Dia da Pizza e do Pizzaiolo, profissional responsável por fazer pizzas.
Sabia que, na Itália, existem tipos diferentes de pizza?
Por lá, cada região prepara a pizza da sua maneira, o que faz com que existam experiências diferentes para quem come o prato em cada parte do país.
E isso não é exclusividade da Itália: pelo mundo, existem diversos tipos diferentes de pizza que valem a pena serem conhecidos.
Alguns deles são:
A pizza “original” é feita em Nápoles, na Itália, e é conhecida por sua massa fina, macia e de longa fermentação. Seu sabor tradicional é o de marguerita e ela é referência para os outros tipos de pizza que surgiram.
É uma versão crocante do prato, com uma massa feita de farinha de milho, cevada, trigo-vermelho, sal, ervas aromáticas e fermento. A pizza romana se diferencia das demais por seu formato oval e alongado e tem diversos sabores diferentes.
Em vez de ser assada no forno a lenha, essa pizza é frita em óleo quente e parece muito uma fogaça. Ela foi criada durante a Segunda Guerra Mundial, quando os italianos tinham escassez de itens essenciais para fazer pizzas, como queijo e até mesmo lenha para o forno.
Para os brasileiros, essa pizza pode lembrar uma torta salgada, mas, para os estadunidenses, ela é uma das favoritas da população.
Ela é uma pizza criada em Chicago, que tem massa alta e é recheada com queijo, com molho de tomate colocado por cima do recheio. O resultado é um pedaço de pizza cheio de queijo, que faz aquele belo efeito de puxar quando cortado.
Não são só as pizzarias que usam o Dia da Pizza como uma ocasião especial: muitas pessoas preferem comemorar a data preparando sua própria receita de pizza caseira.
Por isso, separamos essa receita prática para que você possa fazer sua própria pizza em casa!
Quer uma pizza rápida e deliciosa? A pizza de liquidificador é ideal para você. E o melhor é que ela pode ser recheada com o que você quiser – ou seja, com tudo o que está na geladeira se você prefere comemorar o Dia da Pizza sem sair de casa.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 6 pedaços
Dificuldade: fácil
Ingredientes:
Modo de preparo: