PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

Hoje é o Dia Mundial do Queijo; veja especial sobre a iguaria amada pelos brasileiros

Data: Sexta-feira, 20/01/2023 16:16
Fonte: https://viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br/gastronomia/hoje-e-o-dia-mundial-do-queijo-veja-especial-sobre-a-iguaria-amada-pelos-brasileiros/

Cremoso, derretido, duro, de vaca, ovelha, cabra, no pão, na torrada ou puro... o importante é ter queijo! No Dia Mundial do Queijo, celebrado hoje, veja algumas de nossas matérias sobre esse alimento tão apreciado

Não se sabe ao certo a história do queijo, mas estudos indicam que remete ao início da civilização e chega a se confundir com a história dos animais domésticos há mais de 8.000 anos a.C, num período que o homem fazia a transição de caçador para criador de animais.
 
Com a domesticação de bovinos, ovinos e caprinos, surgia também a necessidade de conservar todo o leite produzido e, assim, nascia esse alimento milenar tão apreciado em todo o mundo.
 
Estima-se que existam mais de 10 mil tipos de queijos, mas esse também não é um dado oficial, seria impossível, pois cada país ou mesmo cada local tem um queijo especial e suas peculiaridades. O fato é: o queijo é tão amado nos quatro cantos do mundo que até ganhou uma data para chamar de sua. Hoje, 20 de janeiro, é o Dia Mundial do Queijo.
O Brasil tem ganhado destaque no mundo queijeiro. No final de 2022 aconteceu uma das principais premiações mundiais de queijos, a World Cheese Awards, no País de Gales, e o Brasil estava presente com 15 queijos que conquistaram medalhas de bronze, prata, ouro e até super ouro: clique aqui para conferir matéria completa.
Em outra competição, dessa vez do site americano “Taste Atlas”, um “queijim” mineiro deu o que falar mundo afora. Isso porque o Queijo Canastra Artesanal foi eleito o melhor do mundo no ranking dos 50 melhores queijos mundiais. Clique aqui para conferir.
 
Entre montanhas e vales que serpenteiam São Paulo e Minas Gerais, a Serra da Mantiqueira guarda muito mais do que belas paisagens e clima aconchegante: é detentora de uma rica produção de alimentos, que joga luz a uma excelente cultura gastronômica. São produtores antigos e novos que mesclam tradição a técnicas inéditas e mudanças de mercado.