PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

Benefícios do brócolis: 5 razões para comer mais esse vegetal!

Data: Quinta-feira, 12/01/2023 09:16
Fonte: https://www.conquistesuavida.com.br/noticia/beneficios-do-brocolis-5-razoes-para-comer-mais-esse-vegetal_a14286/1

Dentre os vegetais, a lista de benefícios do brócolis é uma das mais extensas! O legume é supernutritivo e oferece muita versatilidade para as refeições principais no dia-a-dia. Isso porque ele pode fazer parte de saladas, no preparo do famoso arroz de brócolis, e até servir como acompanhamento para proteínas, como frango e carne. Pensando nisso, descubra quais os benefícios do brócolis, para que serve o alimento e as dicas de preparo para acrescentá-lo no prato!

Benefícios do brócolis estão relacionados aos nutrientes que o vegetal possui

O brócolis apresenta inúmeras qualidades para o organismo, e tudo graças aos nutrientes que o legume possui! Afinal, o vegetal é rico em proteínas, fibras, cálcio, ferro, magnésio e potássio. E ainda tem mais! Dentre os micronutrientes, o alimento também conta com vitaminas A, C, E e K, além de ácido fólico, que faz parte do complexo B. E como eles agem no corpo, você sabe?

Para que serve o brócolis: 5 motivos para consumir o legume com mais frequência

Agora que você conhece os nutrientes do brócolis, que tal compreender de que maneira eles atuam no organismo? Não vão faltar motivos para incluir o ingrediente no cardápio! Veja para que serve o brócolis:

1. Diminui colesterol e açúcar no sangue

As folhas de brócolis são ricas em fibras solúveis, que se ligam ao colesterol e evitam a absorção excessiva de gordura nos vasos. Além disso, possui boas porções de sulforafano, antioxidante que diminui os níveis de açúcar no sangue. Por isso, o brócolis é um ingrediente superindicado para prevenção de doenças cardiovasculares e diabetes! E é pouco calórico, viu?

2. Fortalece articulações e ossos

As ações anti-inflamatórias do vegetal verde-escuro também fazem parte da lista de benefícios do brócolis! O alimento auxilia na redução de inflamações nas articulações e decorrentes de estresse oxidativo. Em conjunto com cálcio, magnésio e zinco, os fitonutrientes também são responsáveis por fortalecer os ossos e prevenir doenças como osteoartrite.

3. Melhora funcionamento do cérebro

O vegetal ajuda a ter reflexos mais rápidos, sabia? O brócolis atua na melhora dos processos cognitivos e cerebrais devido à presença de ácido fólico, magnésio e vitamina K em sua composição. Não é à toa que o ingrediente deve estar presente na dieta de gestantes, pois também auxilia no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê!

4. Aumenta imunidade

O brócolis é cheio de propriedades antioxidantes que são fundamentais para manter o organismo saudável e prevenir o envelhecimento precoce das células. Mais do que isso, o legume ajuda a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a imunidade e combatendo quadros de gripe e resfriados.

5. Alivia prisão de ventre

As fibras presentes no brócolis reduzem o colesterol, mas não apenas isso! Os macronutrientes são responsáveis por oferecer uma melhor digestão e ainda ajudam a amenizar a prisão de ventre. Nada como um intestino bem regulado, não é mesmo?

Aproveite os benefícios do Brócolis Congelado Taeq em preparos saudáveis

É sempre bom saber como preparar legumes para obter a maior quantidade de nutrientes, certo? No caso do Brócolis Congelado e Higienizado Taeq, cozinhá-lo no vapor é a melhor maneira de aproveitar os benefícios do vegetal e reduzir a perda de nutrientes no cozimento!

Para garantir as qualidades do ingrediente, cozinhe as folhas e talos ao vapor por aproximadamente 20 minutos. Caso queira o brócolis mais al dente, tire do fogo um pouco antes. Tempere com sal e outros condimentos a gosto para incrementar saladas e refeições!