PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

Benefícios da batata-doce

Data: Sábado, 22/10/2022 09:49
Fonte: https://www.livup.com.br/ingredientes/batata-doce

BATATA-DOCE

Sobre a batata-doce

Tipicamente latino-americana, a batata-doce é um alimento cheio de atributos. É gostosa, versátil e nutritiva, provando que sabor e saúde podem sim andar de mãos dadas.

Seja qual for o seu tipo de batata-doce favorito, estamos falando de um ingrediente típico da culinária brasileira, cultivado pelos povos originários por todo o continente, da Cordilheira dos Andes até o norte do nosso país.

Aliás, a fama do tubérculo é tanta que chegou até o outro lado do mundo. No Japão, é um alimento também super apreciado. O resultado é que não faltam receitas deliciosas para usar e abusar do talento do alimento, como a versão de batata-doce com páprica da Liv Up.

Quais os nutrientes e vitaminas da batata-doce?

Afinal de contas, batata-doce é bom pra que? O alimento é rico em fibras alimentares, proteínas e ainda vitaminas A, E, C e do complexo B. Fornece também minerais como o cálcio, zinco, magnésio e potássio. E não para por aí: a batata-doce tem baixo teor de gordura, e é fonte de antioxidantes, como o beta caroteno e antocianinas.


Batata-doce tem proteína?

A batata-doce, apesar de ser uma fonte de carboidrato, fornece pequenas quantidades de proteínas. Uma batata de tamanho médio contém dois gramas desse nutrientes.

Benefícios da batata-doce

Quem já gosta do alimento vai ficar ainda mais fã ao descobrir a função da batata-doce pra saúde:


Previne o envelhecimento precoce

A batata-doce, principalmente a alaranjada, é uma ótima fonte de betacarotenos. Contém também vitamina C, um antioxidante que protege as células do corpo contra as informações e os radicais livres.


Intestino funcionando direitinho

Por fornecer fibras solúveis e insolúveis, ajuda a estimular os movimentos do intestino, combatendo a prisão de ventre.


Ganho de massa muscular

Essa história não é à toa. A batata-doce promove o ganho de massa muscular e é uma ótima fonte de energia para quem pratica atividade física.


Colabora com a sua imunidade

Mais uma vez o betacaroteno presente no alimento proporciona benefícios para o organismo. O combo das vitaminas A e C também contribuem para reforçar o sistema imunológico, que combate infecções e outras doenças.


Batata-doce é bom pra diabetes

Apesar de ser uma fonte de carboidratos, ela é rica em fibras, o que resulta um baixo índice glicêmico. Ou seja, tem menor velocidade na absorção do açúcar, evitando picos de glicose. Assim, pode ser uma melhor alternativa que a batata inglesa para quem já é diabético. De qualquer forma, nesses casos é importante consultar um especialista na hora de montar um cardápio.


Aliada da desintoxicação

Graças aos antioxidantes presentes em sua composição, ela ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no organismo. Sendo assim, reduz a fadiga, diminui dores musculares e ainda ajuda no reforço da imunidade.


Faz bem pra pele

Quem busca uma pele bonita e saudável deve consumir o alimento regularmente. Isso, por conta de substâncias como a vitamina A, C, e E presentes na batata-doce. Estes compostos protegem contra os danos causados pelo sol e estimulam a produção de colágeno.


Auxilia a reduzir o mau humor

As vitaminas do complexo B presentes na batata-doce desempenham um papel importante para a saúde mental. Afinal de contas, são necessárias para produção da serotonina, hormônio responsável por aquele sensação gostosa de bem-estar e relaxamento.


Prevenção do câncer

As fibras presentes na batata ajudam a fortalecer as bactérias benéficas do intestino, mantendo o equilíbrio da flora intestinal, essencial para prevenção do câncer do intestino. Ela também atua na prevenção de outros tipos de câncer, como o de próstata e de mama, por conta dos antioxidantes que protegem as células dos danos causados pelos radicais livres.

Quais os tipos de batata-doce?

Oba! Ainda tem diversidade: em relação às cores, como a batata-doce roxa e a batata-doce laranja. As variedades mais cultivadas por aqui são: viçosa, campinas, santo amaro, capela, santa-sofia e pindorama.

Apesar de apresentarem diferenças no sabor, coloração e até nutrientes, todas elas têm um alto teor energético e são um verdadeiro coringa na cozinha.

Posso comer todos os dias?

Afinal, qual a quantidade de batata-doce devo comer por dia? Mesmo um alimento tão benéfico deve estar dentro de um contexto alimentar balanceado e ser consumido com equilíbrio. O ideal é ingerir 50 gramas por dia, o que corresponde a uma batata-doce pequena, que fornece pouco mais de 40 calorias.


Batata-doce ajuda a emagrecer?

Apesar de ter doce no nome, ela pode ser uma aliada na perda de peso. Isoladamente, nenhum alimento tem o poder de emagrecer ou engordar, mas ela pode ajudar a controlar a vontade de comer doce, é uma fonte de carboidrato de boa qualidade e de baixo índice glicêmico.

10 maneiras de consumir batata-doce

Fica uma delícia cozida, grelhada, assada… E não tem desculpa pra não usar esse ingrediente na cozinha, afinal de contas, o leque de receitas com batata-doce é grande:

• Chips de batata-doce
• Batata-doce na airfryer
• Purê de batata-doce
• Escondidinho
• Sopa bem cremosa
• Brigadeiro fit
• Bolinho de batata
• Panqueca
• Pão de queijo
• Pão de batata-doce


O que é que a batata-doce tem?

É fonte de antioxidantes

Favorece o ganho de massa muscular

Fortalece o sistema imunológico

Porção de 100g Total VD*
valor energético 118,0 kcal 5,9 %
carboidratos 28,2 g 9,4 %
proteínas 1,3 g 1,7 %
gorduras totais 0,1 g 0,1 %
gorduras saturada 0,0 g 0,1 %
gorduras trans 0,0 g ** %
fibra alimentar 3,0 g 12,0 %
sódio 9,0 mg 0,4 %