PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

11 benefícios da couve para a saúde

Data: Terça-feira, 27/09/2022 15:05
Fonte: https://www.tuasaude.com/couve/#:~:text=A%20couve%20%C3%A9%20um%20vegetal,anemia%2C%20c%C3%A2ncer%20e%20press%C3%A3o%20alta.

A couve é um vegetal que pertence à família Brassicaceae, assim como o brócolis, o repolho e a couve-flor e, por ser rico em vitamina C, vitamina A, fibras, antioxidantes e minerais como potássio, cálcio e ferro, ajudam a prevenir e tratar doenças como anemia, câncer e pressão alta.

Existem alguns tipos de couve, como a couve cabocla, a japonesa e a manteiga, podendo ter folhas lisas, como no caso da couve manteiga, ou onduladas, como a couve kale e é um vegetal facilmente encontrado em supermercados e feiras. 

Por ser um vegetal bastante versátil, a couve pode ser consumida crua em saladas, refogada, em farofas, bolos, sucos ou no caldo verde, por exemplo. 

 

 

A couve apresenta vários benefícios à saúde, como:

  1. Melhora o sistema imunológico, pois é rica em vitaminas do complexo C e B, que ajudam a aumentar as defesas do corpo;
  2. Possui poucas calorias, sendo uma excelente opção que pode ser incluída em dietas para perder peso;
  3. Regula o intestino e melhora a flora intestinal, pois tem ótimas quantidades de fibras, que são alimentos para as bactérias boas no intestino e ajudam na eliminação das fezes;
  4. Melhora a saúde dos ossos e dos dentes, por ser rica em minerais como cálcio e fósforo;
  5. Previne o envelhecimento precoce, pois é fonte de antioxidantes e vitamina C, que ajudam a proteger a pele dos radicais livres. Além disso, a vitamina C favorece a produção de colágeno, que ajuda a manter a pele firme e hidratada;
  6. Previne alguns tipos de câncer, uma vez que é rica em clorofila, glucosinolatos, polifenóis e vitaminas, que exercem uma ação protetora contra agentes cancerígenos;
  7. Reduz a retenção de líquidos, pois é rica em água e antioxidantes que estimulam a eliminação do excesso de líquido do corpo;
  8. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol, por ser rica em fibras que diminuem a absorção e aumentam a eliminação de gordura dos alimentos pelas fezes;
  9. Ajuda a proteger o fígado, pois promove a eliminação de toxinas do organismo, desintoxicando o fígado;
  10. Previne e trata a anemia, devido ao seu teor de ferro e vitamina C, que são importantes para ajudar na absorção do ferro dos alimentos;
  11. Regula a pressão arterial, por ser rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do corpo pela urina.  

Além disso, a couve também contém ácido fólico, que é essencial durante a gravidez, pois esta vitamina participa no desenvolvimento da medula óssea do bebê durante as primeiras semanas de gestação.

Tabela de informação nutricional

Na tabela seguinte, está indicada a informação nutricional de 100g da couve crua e cozida:

Valores nutricionais da couve:

Couve crua (100g)

Couve refogada (100g)

Energia

28 Kcal

90 Kcal

Proteínas

2,9 g

1,7 g

Gorduras

0,5 g

6,6 g

Carboidratos

4,3 g

8,7 g

Fibras 

2,4 g

1,7 g

Água

90,6 g

92,1g

Cálcio

131 mg

177 mg

Fósforo

45 mg

33 mg

Ferro

0,5 mg

0,5 mg

Sódio

6 mg

11 mg

Potássio

240 mg

110 mg

Magnésio

35 mg

26 mg

Vitamina C

96,7 mg

76,9 mg

Vitamina A

233 mcg

207 mcg

Ácido fólico

78 mcg

46 mcg

Receitas saudáveis com couve

Algumas receitas fáceis de preparar, saudáveis e saborosas com a couve são:

1. Suco de couve com laranja

 

 

O suco de couve com laranja, é rico em vitamina C e fibras, sendo uma excelente opção para desintoxicar o organismo, e melhorar o funcionamento do intestino. 

Ingredientes:

  • 1 copo de suco de laranjas espremidas;
  • 2 folhas de couve crua.

Modo de preparo:

Lavar bem as folhas de couve,rasgar com as mãos e colocar no liquidificador, junto com o suco de laranja. Em seguida, bater bem o suco e se necessário pode-se adicionar água ou um pouco de mel para adoçar.

Outro excelente suco que pode ser preparado com a couve é o suco de couve com limão e açúcar. Veja como preparar este suco para rejuvenescer.

2. Sopa de Couve e vegetais

 

 

A couve pode ser usada para preparar uma excelente sopa detox, podendo ajudar a perder peso, a controlar a pressão alta e prevenir a prisão de ventre. 

Ingredientes:

  • 1 ramo de couve;
  • 2 tomates;
  • 1 alho francês;
  • 1 pimentão;
  • 3 colheres de sopa de salsinha fresca;
  • 1 salsão;
  • 1 abobrinha com casca;
  • 1 cebola;
  • 1 chuchu.

Modo de preparo:

Para preparar esta sopa, basta lavar bem e picar em cubos todos os vegetais e colocar em uma panela com água fervente. Cozinhar os vegetais em fogo muito baixo por 30 a 40 minutos ou até que a sopa fique consistente e os vegetais bem macios.

Veja como preparar outra sopa deliciosa, assistindo ao vídeo da nossa nutricionista: