PASQUALOTTO SUPERMERCADOS

BLOG

9 benefícios da cenoura que impressionam!

Data: Terça-feira, 24/05/2022 09:21
Fonte: https://www.livup.com.br/ingredientes/cenoura

Sobre a cenoura

cenoura está longe de ser apenas gostosa. Ela é fonte de nutrientes, muita cor no seu prato, sabor e versatilidade. Pode virar suco de cenoura, salada, bolo, snack ou suflê. Fica uma delícia assada, tem na versão cenoura de aperitivo, raladinha no seu sanduíche natural ou como a estrela de uma sopa ultra cremosa.

9 benefícios da cenoura que impressionam!

Essa raiz de origem asiática é tudo de bom pra saúde. Os componentes da cenoura são demais: carotenóides, potássio, fibras e antioxidantes – um combo de nutrientes que promove diversos benefícios para a saúde:

Favorece a digestão

Seu consumo aumenta a quantidade de saliva, facilitando a digestão. Por isso, comer cenoura regularmente pode ajudar a prevenir úlceras gástricas e outros problemas digestivos.

Pele saudável e bonita

Por ser fonte de um poderoso antioxidante chamado betacaroteno, a cenoura também dá aquela forcinha para manter a saúde da pele, inclusive ajudando na prevenção dos danos causados pela ação dos raios UV.

Olhos, cabelos e unhas

E tem benefícios da cenoura para o cabelo, unhas e olhos. Isso graças ao betacaroteno que contribui para a renovação das células.

Reforço para as defesas do organismo

A vitamina A presente na cenoura é importantíssima para o bom funcionamento do sistema imunológico, além de possuir uma ação antioxidante cuidando do corpo de dentro pra fora.

Xô radicais livres

Os nutrientes com ação antioxidante presentes nesse alimento atuam contra os radicais livres, evitando os processos degenerativos como o envelhecimento precoce e diversas doenças.

Regular o açúcar do sangue

Os carotenóides responsáveis pela cor alaranjada da cenoura também ajudam a regular os níveis de glicose no sangue.

Afastar o risco de câncer de cólon

A cenoura contém um fitonutriente chamado falcarinol que reduz o risco de câncer e contribui para a saúde do cólon.

Protege o coração

Os betacarotenos também ajudam a evitar o aparecimento de doenças cardiovasculares, inibindo o processo de oxidação do colesterol ruim (LDL).

Aliada da saúde cerebral

Por conta do seu poder antioxidante, consumir cenoura regularmente ajuda a evitar o estresse oxidativo, que enfraquece a sinalização nervosa e reduz a função cognitiva. Ou seja, a cenoura pode ajudar a melhorar essa função e reduzir o risco de problemas de memória e demência ligados à idade.

Cenoura tem carboidrato?

Sim, a cenoura contém amido e açúcares, que são carboidratos. Em uma cenoura média de 61 g, há dois gramas desse nutriente. Por isso, há muita discussão se cenoura engorda ou cenoura emagrece. Mas a verdade é que nenhum alimento isoladamente tem o poder de mover os ponteiros da balança.

Cenoura tem vitamina D?

Legumes não são fontes de vitamina D, aliás, essa substância não está disponível em nenhum ingrediente de origem vegetal. Na alimentação, as grandes fontes desse nutrientes são os peixes e os ovos.

No entanto, a cenoura é conhecida por ser um alimento fotoprotetor – ou seja, proteger a pele dos danos causados pelo sol. O betacaroteno é um importante antioxidante presente no alimento que, além de ajudar a manter o bronzeado, tem essa função de reduzir a sensibilidade à luz ultravioleta (UV). Resumindo, a cenoura é aliada de uma pele bonita, saudável e bem protegida.

Pode comer todos os dias?

Sim, a cenoura é um daqueles ingredientes versáteis e cheios de benefícios que podem fazer parte da alimentação diariamente. Seja num mix bem coloridão, em sucos, numa fornada de legumes…opções não faltam. Consumir 1 cenoura pequena por dia, principalmente in natura, já é suficiente para garantir seus pontos positivos pra saúde.

É melhor comer cenoura crua?

Que cenoura é bom de qualquer jeito você já sabe, e do ponto de vista nutricional também.

Ao consumi-la cozida, principalmente no vapor, há uma melhor absorção de betacaroteno. Já a cenoura crua possui uma melhor quantidade de vitamina C. Ou seja, vale consumir das duas formas para aproveitar melhor seus nutrientes.

11 maneiras de consumir cenoura

Alô você que é masterchef e adora dar uma de diferentão na cozinha. Eis um ingrediente e tanto para você diversificar seus pratos com muito sabor e saúde. Tem ideia de sobra:

• Suco de laranja com cenoura
• Souflé de cenoura
• Sopa ou creme de legumes
• Snack de vegetais
• Salada crocante de cenoura e rabanete
• Risoto vegetariano
• Arroz colorido
• Hambúrguer vegano
• Mix de legumes no vapor
• Suco de cenoura
• Conserva de cenoura caseira
• Purê de cenoura

Hummm, bateu a fome? Exeperimente o bolinho de cenoura com gotas de chocolate da Liv Up. Ele é feito apenas com 9 ingredientes, tem farinha integral, chocolate 70% cacau e açúcar demerara.

Se a cenoura é boa demais, imagine a cenoura orgânica que vem fresquinha do campo para a sua mesa? Na Liv Up, você garante itens de produtores familiares de alimentos orgânicos – cultivados com respeito à natureza! Assim, você tem acesso a opções mais saudáveis e refeições prontinhas.